quinta-feira, 11 de junho de 2015

Arduino Zero disponível para compra

Depois de alguns meses de espera, finalmente a placa Arduino Zero estará disponível para compra. Foi anunciado hoje (10/02/15) no blog Arduino que a placa estará disponível para compra na loja Arduino dos EUA, na próxima segunda-feira, 15 de junho de 2015, pelo valor de US$ 49,90.






O microcontrolador utilizado no ARDUINO ZERO, o ATMEL ATSAMD21G18, possui core ARM Cortex M0+ e é preparado para operações em baixo consumo. Opera até 48 MHz, tem um CoreMark benchmark de 2,14 coreMark/MHz e consumo de energia de até 70µA/MHz em modo ativo. Possui 64 pinos, 256 kB de flash e 32 kB de SRAM. Em estado de baixo consumo de energia, consume menos de 2 µA sem afetar nenhum dado da RAM. Também possui ADCs de 12-bits que podem operar a velocidades de até 350ksps. Nesse microcontrolador também existe um periférico especial chamado de SERCOM, que é uma espécie de porta de comunicação serial genérica que se transforma em I2C, SPI ou UART, conforme a necessidade do desenvolvedor. Esse microcontrolador possui USB Full Speed Host e Device e funciona até sem cristal. Além desse periférico, têm I2S pra áudio, doze canais de DMA e Timers e Contadores especiais para controle, uma espécie de PWM especial, de alta resolução e com baixo tempo de atendimento à interrupção. A tensão de operação do microcontrolador é 3,3V. e pode prover até 7 mA. por pino. Esse arduino é então preparado para operar em 3,3V.

Falando especificamente sobre a placa Arduino, o Arduino Zero possui 20 pinos de uso geral e todos, exceto os pinos 2 e 7 podem ser utilizados como PWM. Todos eles podem ser configurados para trabalharem como interrupção externa de pino, exceto o pino 4. Tem 6 pinos de ADC todos operando com resolução de 12 bits. Possui um DAC, ou seja um conversor digital-analógico de 10 bits.





Sobre o lançamento do Arduino Zero


Ao mesmo tempo, também será lançada uma nova versão da IDE, a versão 1.6.5 com diversos recursos e com suporte para a Arduino Zero. Segundo a publicação no blog do Arduino, essa nova IDE manterá o monitor serial aberto, enquanto é feito o upload para a placa, listará os 5 últimos sketchs abertos e ainda trará outras novidades.

Segundo a publicação, houve um pequeno atraso no lançamento da IDE, devido a um bug encontrado no software, mas que já foi corrigido.


fonte:http://www.embarcados.com.br/arduino-zero-disponivel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário