domingo, 5 de novembro de 2017

Raspberry Pi. como acessar??

O Raspberry Pi (RPi) é uma mini computador do tamanho de um cartão de crédito. E como qualquer computador é necessário o uso de periféricos como mouse, teclado e monitor. Certo?!

Errado! Nesse post eu quero apresentar algumas formas de acessar seu mini-PC sem precisar desses periféricos e assim ficar mais fácil o seu uso.




Putty

Umas das formas mais clássicas de acessar os RPi é através do programa Putty. O software é um programa para se conectar com servidores remotos através de protocolos de rede SSH e Telnet. Ele constrói “túneis” encriptados entre servidores. Pode ser usado para gerir o seu servidor remotamente, instalar ou desinstalar aplicações ou simplesmente reiniciar o servidor.

O programa é um executável que pode ser baixo por esse link:

Download Putty

Sua interface é bem amigável e basta apenas colocar o IP do seu RPi que o acesso ocorre pela porta 22.





Depois de conectado ao mini-PC será necessário fazer o login em uma tela preta. Normalmente o login padrão é pi e senha padrão raspberry.


Após o aceite do sistema em relação ao login o usuário será capaz de fazer os comandos nessa tela.


Mas as vezes é necessário fazer o acesso da interface gráfica do RPi. Sendo esse o seu caso pode-se usar softwares para acesso remoto de interfaces gráficas. Eu particularmente gosto bastante do TightVNC.

TightVNC

 O Raspberry Pi não vem com o TightVNC instalado em seu sistema operacional, sendo necessário baixar o arquivo. Para isso execute os seguintes comandos na tela do Putty.


 sudo apt-get install tightvncserver -y  

Depois de instalado é necessário cadastrar uma senha e repeti-la. Ainda na tela do Putty digite o comando abaixo para chamar o TightVNC e assim acessar a interface gráfica do RPi.


 sudo tightvncserver  

Se tudo ocorrer bem uma tela parecida com a debaixo será apresentada no terminal.


Agora, no seu sistema operacional normal (Windows, OS ou Linux) inicie o Tight e coloque a o IP do RPi com a porta 5901.


Clique em conectar e provavelmente a interface do Raspberry Pi será mostrada.


Bom pessoal. Eu basicamente uso esses dois tipos de acesso ao RPi, existem outras ferramentas tão boas quanto.

Dúvidas deixem no comentários. Prometo em responde-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário